Discos de travão a preços reduzidos

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Discos de travão para o seu veículo
Hoje os sistemas de travagem mais comuns são os discos de travão. Assim, o elemento principal deste tipo de travagem é o disco de travão, do qual a força de acionamento é a pressão. Como nos veículos existentes os travões de atrito são utilizados como principal modo de operação, entre o disco e o mecanismo de travão existe uma camada de material de fricção. Os discos de travagem existentes nos carros usam o atrito como principal modo de operação. É por isso que entre o disco e o travão existe uma camada de material de fricção. Como sabemos, a temperatura no par de fricção prevê o crescimento da eficácia de qualquer travão. Quanto mais intenso for, o carro fica mais lento, é mais aquecido e as peças de reposição são mais aquecidas também. Para um disco de travão normal isto conduz a perdas das propriedades de atrito, reduzindo o coeficiente de atrito. O disco é também aquecido. Isto cria problemas no perfil da superfície utilizada.
Hoje em dia é muito comum o disco ventilado. Este pemite aumentar a eficiência de travagem, devido às condições de temperatura mais favoráveis do par de atrito. Na maioria das vezes os discos de travagem são feitos de ferro fundido. A popularidade deste material está comprovada pelas boas propriedades de fricção e pelos baixos custos de produção. Juntamente a essas vantagens, o ferro fundido tem uma série de desvantagens que limitam o seu uso em determinados tipos de veículos – carros desportivos e motos. Com uma travagem de emergência uniforme, causando uma temperatura alta (400 C ou mais), é possível a deformação do disco. Se a água entra quando é sobreaquecido, o disco de ferro fundido é coberto por rachaduras e muitas vezes fica mesmo em pedaços. Nos anos '70 os engenheiros começaram a instalar discos de travão de carbono para os carros desportivos. Os discos de carbono deixaram as suas contrapartes metálicas para trás. Na indústria automotiva a maior perspectiva são os discos cerâmicos. Estes não têm um atrito impressionante tal como os de carbono, mas têm uma série de vantagens. Este material tem uma excelente resistência a temperaturas elevadas, elevada resistência à corrosão e ao desgaste, peso especificamente baixo e alta durabilidade.
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Diâmetro. Dpende das características de construção da roda e da capacidade do motor. Quanto mais potente for o motor, maior terá de ser o diâmetro dos discos para poder proporcionar eficácia de travagem.
Diâmetro do orifício central. Depende do tamanho do orifício de montagem do cubo da roda. Idealmente devem coincidir.
Espessura. Este parâmetro afecta a vida útil do componente. Ao travar, o componente é sujeito a temperaturas elevadas, o que faz com que um disco menos espesso sobreaqueça, deformando rapidamente e avariando.
Espessura mínima. Este índice define o momento em que o componente precisa de substituição. E determinada pelas características técnicas do carro e de construção do próprio componente. Este parâmetro deve ser regularmente verificado: a utilização de discos gastos para lá da espessura mínima é extremamente perigoso.
Material de produção. A maioria dos discos de travão é feito em ferro fundido. É um material durável, barato e fiável. Mas a sua condutividade térmica é muito elevada, razão pela qual não faz sentido a utilização deste material em carros desportivos, já que os travões são utilizados frequentemente de forma extrema. Os travões feitos em liga de aço ou carbono são instalados neste tipo de carros. Os componentes em cerâmica são bastante recentes. São resistentes ao desgaste e imunes à corrosão. Mas o coeficiente de fricção da cerâmica é muito baixo, comparado com o dos outros materiais.
Tipo de construção. Os discos de travão podem ser de uma peça ou compostos. Os de uma peça são feitos apenas de um material (ferro fundido, por norma), os compostos são constituídos por 2 peças de materiais diferentes (o cubo da roda é feito em liga de alumínio e o anel em ferro fundido). Os componentes compostos são mais eficazes, mais leves e menos sujeitos a deformação.
Presença de orifícios de ventilação. Os componentes podem ser ventilados ou não. Os não ventilados são no fundo uma placa que pode ser sólida ou perfurada. Os ventilados são constituídos por duas placas entre as quais existe espaço para um melhor arrefecimento.